On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Taxa de fecundidade é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria até o fim de seu período reprodutivo (45 anos em média), mantidas constantes as taxas observadas na referida data. Nesse sentido, esse indicador expressa a condição reprodutiva média das mulheres de um determinado local, sendo um dado importantíssimo para a análise da dinâmica demográfica. Conforme dados do Relatório sobre a Situação da População Mundial de 2010, do Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a taxa de fecundidade é de 2,52 filhos por mulher. Esse resultado confirma uma tendência mundial de redução no número de filhos, pois segunda a teoria da Transição Demográfica todos os países tem a tendência a passarem por uma fase onde em 1960 a média de filhos era de 6,5 filhos por mulher e em 2022 a média é de 2,31 filhos.
Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros. Para que a reposição populacional seja assegurada, a taxa de fecundidade não pode ser inferior a 2,1 filhos por mulher, pois as duas crianças substituem os pais e a fração 0,1 é necessária para compensar os indivíduos que morrem antes de atingir a idade reprodutiva. Por isto países como a Dinamarca tem estimulado um aumento no número de filhos por casal.
A Organização das Nações Unidas (ONU), baseada em dados de 2009, divulgou os seguintes resultados de fecundidade: Europa (1,52), Canadá e Estados Unidos (2,02), América Latina (2,17), Ásia (2,3), Oceania (2,42), África (4,45). No Brasil, em 2015, a taxa de fecundidade foi de 1,72 filho por mulher, o país ocupava a posição de número 158 entre os países com maior taxa de fecundidade. A projeção do IBGE é que em 2016 a taxa de fecundidade brasileira seja de 1,69 filho por mulher. Caso essa projeção se confirme o Brasil passaria a ocupar a posição número 173 entre os países com maior taxa de fecundidade.[carece de fontes?]